terça-feira, 31 de maio de 2016

ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL MAI/16 (+ 13,7528 % ou + 1.583,62)

“INTRODUÇÃO”

E lá se foi mais um mês, para mim talvez o mais importante do ano, pois como escrevi a pouco tempo estou encerrando mais uma etapa do meu ciclo profissional e estarei focado a priori em outros projetos, como por exemplo finalizar de uma vez o curso superior e ter o título de “dotor”. Sei que se discuti muito aqui na blogosfera sobre faculdade e uniesquinas, mas para falar a verdade já estou de saco cheio de levar porta na cara por conta de um pedaço de papel. Focarei em terminar logo o curso e tenho o orgulho de dizer, agora estou na reta final (até que enfim).

        Quanto a trabalho, como dito antes, acabou. Fim das amarras psicológicas. Impressionante como meu rendimento foi reduzido a nada. Estou tão estafado e sem tesão no que faço, que nem mais dinheiro me agradaria novamente. Tudo me deixa puto e com raiva alheia. Que fase que estou vivendo. E eu que achei que era resiliente (may be not)... Por sorte consegui pegar um projeto de curto prazo e não alterarei minha rotina até agosto, época que farei força total para terminar a porra do curso superior. Não me abaterei, apenas procurarei novas alternativas. Sei que com plano e muita persistência encontrarei novo caminho e logo estarei postando neste espaço mais uma conquista na minha vida. 

                        Meu companheiro de últimos dias de cela.

Nota: Impressionante como só tem um cara animado com as recentes mudanças no meu emprego. Ou ele é tapado, ou é um visionário do tipo Ford, J.P. Morgan, ou prometeram algo muito bom para ele. O tempo dirá....

Nota²: Impressionante o carinho dos clientes ao saberem que estou abandonando o barco. Fruto de um trabalho bem feito e lições de empatia bem aplicadas. Apesar de sair P da vida com a empresa, saio com a sensação de missão cumprida.

“CARTEIRA ATUALIZADA”



Ainda estacionado na RF e não preocupado com toda volatilidade do mercado. Posso não está ganhando milhões na RV, mas também não estou perdendo. Começo a ver que meu perfil ainda é conservador mesmo estando estudando muito sobre renda variável. Ando devorando fóruns de debate, livros, vídeos do youtube, dentre outros materiais disponíveis e de graça. Para falar a verdade montei até uma carteira teórica que estou acompanhando o desempenho e as minhas próprias reações. Tenho percebido que a visão de “realizar lucro” me prejudica nesse segmento de investimento. Por enquanto segue o mesmo jogo.
TD decepcionou nos rendimentos mas estou vivo. Uma coisa eu tenho em mente hoje, é que não levarei todos os títulos até o final, mas também não realizarei no curto prazo.
 

Boa parte de minha carteira é composta de LTN 2021 que comprei a +-16% A.A. de rendimentos. Aos poucos quero reduzir a dependência desse produto e equalizar bem os ativos entre: Rentabilidade, segurança e liquidez. 

“BP REDUZIDO”



Passivo estacionado na casa dos 2K e PL aumentando aos poucos. Realmente a fórmula está funcionando. \o/

“CONCLUSÃO”
A minha conclusão este mês é que por conta de meu desligamento da empresa terei que refazer as metas de 2016. Basta observar o gráfico e a linha “realizada”:
Não revisarei no momento, mas sei que terei uma subida forte em 1 ou 3 meses. Posteriormente acredito que ficarei aportando valores baixos. Tudo depende de alguns fatores ainda não concretos então não me anteciparei tanto.

Como sempre digo, não importa se é 1 real ou 1 mil, o importante é guardar. Esse raciocínio me tirou da Sibéria do utilitarismo e me fez enxergar uma realidade que poucos conseguem entender. Guardar dinheiro não é um castigo é justamente o contrário. Me traz segurança e desafios diferentes do tradicional pagar conta e chegar ao fim do mês reclamando da vida miserável no fundo de um escritório.




Novo App Rato Investidor, dinheiro faz dinheiro. 


Até a próxima senhores do milhão!!

17 comentários:

  1. Grande RI,

    Muitos se sentem bem comprando e gastando o salario todo, pois a "vida e curta".

    Nos blogueiros e guerreiros do milhao nos sentimos bem poupando e vivendo simples, pois entre um carrao, uma SUV na minha garagem, eu prefiro ver meu carrinho antigo, sabendo que nao devo nada e que se eu ficar desempregado terei tempo e tranquilidade para a recolocacao.

    Se voce tem receio da renda variavel (acoes) como eu, sugiro FIIs.

    Quando entrei nos FIIs tomei uma nabada em relacao ao que investi, mas, ao contrario das acoes eu sabia que tinha um imovel ou ativo gerador de renda passiva e que distribuiria no minimo 95% do lucro comigo, mes a mes, entao, foi super tranquilo pois eu foquei e foco na renda passiva mensal, e nao no valor em custodia.

    Em acoes eu semprr fui pessimo, a acao subia e eu queria vender, caia e eu esperava e caia ainda mais ... Somos feitos para perder na bolsa, e uma guerra psicologica.

    Acredito que voce recebera um acerto da sua saida, correto? Podera ser um excelente aporte.

    No mais desejo sucesso na busca por uma posicao melhor.

    Abraco

    ResponderExcluir
  2. Talvez a vida seja curta para grande maioria pois não enxergam as maravilhas que o planejamento e sucesso suado pode proporcionar.

    As vezes fico vendo aquelas séries do History Channel e fico maravilhado como os caras na época da revolução industrial conseguiam se virar e enriquecer. Não vou entrar em mérito de exploração e falta de leis e regulamentações. Mas sim com eles eram monstros e conseguiam literalmente mover montanhas. Quando observo a história, esse pensamento da “vida é curta”, cai por terra. Fico até aliviado por que o ser humano não vive 200 anos, imagina um Ford hoje ou um Barão de Mauá. Kkkk

    Tenho lido bastante sobre os FII, agradeço o incentivo. Assim que terminar minha meta do ano (creio que em agosto) focarei nesse lado dos investimentos. Pelo visto não vou entrar em ações. Vou ficar no meio termo sendo menos conservador.

    Sim, receberei uma rescisão, mas como sal sempre foi baixo não será algo que me deixe muito confortável. Se fosse fazer de cabeça, minha rescisão, somada ao meu FGTS renderá uns 10 meses líquidos de salários. Então terei uma importante missão a partir de amanhã. Fazer a roda girar e entrar mais grana e administrar as entradas e em consequência as saídas rotineiras que não param.
    Como um pouco de sorte em breve estarei de volta ao mercado. Não terei nem respiro, amanhã já estou em outra empresa, mesmo que temporariamente.

    Sucesso também e aguardo suas notícias.

    ResponderExcluir
  3. Dr rato,

    Acho boa a ideia de dividir os investimentos .... eu faço isso.. bem pouco comum mais faço .. como tenho um perfil mais arrojado ... divido uma parte em ações que protejo ou alavanco com derivativo ... e minha parte "segura" fica alterando entre títulos pós com liquidez.. e fii ...

    Pro meu perfil acho q tá bom rs ...

    Você tem o investimento concentrado em LTN, pegou uma excelente taxa pré.. só que... TD é marcado a mercado ... a maior parte do lucro .. você já teve ..agora com a taxa travada ... teu investimento não vai andar muito .. ah nao ser que ..essa selic faça um novo mergulho ... quem sabe até a faixa de 10%, você verá sua LTN ganhando muito valor em pouco tempo ..

    Ah e você acha que a taxa de juro sobe ou desce no curto prazo? Não sei ...

    rs .. abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro Rodolfo, ficarei um pouco a margem dos riscos. Como mencionei terei uma entrada forte de recursos nesses meses. E muito provavelmente eu irei alcançar a meta que havia estimado no início do ano de 2016. Sendo assim terei que pensar bem e rápido, pois também não quero deixar dinheiro na conta parado. Como não tenho expectativa de voltar ao mercado formal e apenas estou prestando serviço emitindo nota com uma empresa MEI que abri, não poderei tão pouco investir em ativos que não me retornem liquidez.

      Complicado, mas farei o possível para fazer meu bolo crescer. Sei que taxa não ganha de tempo, mas enquanto não voltar ao mercado não poderei arriscar tiros muitos longos.

      Acabei concentrando muito nas taxas dos pré, estavam muito boas e achei boas opções. Eu acredito que no médio prazo a Selic mergulha. Pelo menos essa é minha expectativa.

      Forte abraço !!

      Excluir
  4. Provavelmente esse cara animado é aquele que acha que a vida é bela e mesmo tomando no toba ele ainda consegue tirar algo positivo da experiência.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S. quando escrevi esse post ainda estava nessa empresa. Agora percebo a quanto nociva era aquela rotina. Fazem apenas 3 dias que saí, eu comecei no dia seguinte a minha saída em outra empresa. Sei que toda empresa é diferente, mas é impressionante as diferenças básicas. Cheguei a conclusão que eu trabalhava em uma fábrica. Não sei como não fiquei como a maioria.

      Bom águas passadas, e esse meu ex colega de “serviço”, tomará que ele alcance esse “golpe de sorte” que ele tanto acredita.


      Forte abraço !!

      Excluir
    2. Realmente, existem empresas e empresas. Só que a grande maioria delas não prestam.

      De 11 empresas por onde passei esses 7 anos de de CLT. SÓ UMA pagava tudo certo e tratava o funcionário como realmente deve ser tratado. O resto? foi só escravidão dentro dos furos da lei.

      Abraços!!

      Excluir
  5. Rato,

    Qual é o nome do app??
    Kkkkk

    Também serei desligado da empresa! Penso que pelo menos fizemos nossa parte e não somos como os outros 12% de desempregados. Sabemos o caminho das pedras e conseguimos viver na frugalidade por meses! Logo logo estaremos realocados e se deus quiser ganhando melhor!

    Bons ganhos e um grande abraço meu chapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaaa meu caro Inglório !!!

      De certa forma foi muito bom ter sido desligado. Eu ia ficar maluco naquele lugar. Reconheço que esses últimos 4 anos foram muito bons no sentido profissional. Cresci muito e aprendi bastante. Tive oportunidades que aqui no mundão (fora) talvez não teria e ficaria apenas sendo “mandado” por outros chefes tetinhas.

      Com toda certeza do mundo, nós que estamos na luta para juntar uns míseros trocados, saberemos como nos comportar nesse momento de crise e vacância na carteira de trabalho.
      Podemos viver meses no modo zumbi (pobreta) e esperar a presa dar mole para atacar.

      O importante é não desistir, mesmo procurando pouco (parei a 3 semanas de procurar) eu ainda estou sendo chamado para segundas e terceiras etapas de processos seletivos, para minha alegria estou com esse projeto que se bobear vai se estender até agosto. Depois ainda posso dar uma facada no Temer e pedir o seguro desespero. Vamos ver o que vai dá. Modo SOVINO ON, quem sabe faz ao vivo, kkkk.

      Forte abraço !!

      Excluir
    2. Nome do APP ainda não bolei ! kkkkkkk Mas logo estará disponível .

      Excluir
  6. Muito bom rato...... Já que vc tem um perfil mais conservador, vai levando na RF, e quando tiver uma boa grana, vai comprando ações... acho que 10% de ações é uma boa para um perfil conservador......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu MBF, vou ver no vai dar. Preciso contrabalancear um pouco em pós. Percebi que a carteira ficou muito vulnerável no mês de maio a baixa do TD e teve uma rentabilidade pífia.
      Vou mapear os investimentos ainda esse mês e colocar em prática algo menos agressivo que ações. Tenho estudado FII que vão me gerar uma renda passiva bacana no longo prazo.

      Forte abraço !

      Excluir
    2. Mas o TD vc ignora estas variações... O importante é o resgate no final. Até pq, no final vc só vai pegar o que foi combinado mesmo......

      Excluir
  7. Eu ja realizei o lucro das minhas NTNBs...

    ResponderExcluir
  8. Grande Uó, até pensei em realizar o lucro. Mas como ainda não diversifiquei os produtos em minha carteira resolvi deixa lá. Ainda estou em busca do colchão de segurança, que irá me dar mais paz para tentar procurar outros tipos de investimentos. Por enquanto vou manter dessa forma.

    Vale notar que NTNBs são para investimentos de longo prazo, mas não tinha como deixar passar as tx, igual aos meus pré, entrei no jogo quando tava lá em 15,75%, não tive outra reação a não ser realocar todo meu TD Selic em pré. Taxa + tempo, espero não ter que mexer neles até o final.

    Obrigado pela visita.

    (Agora sim com o user correto, kkkk)

    ResponderExcluir
  9. RI acho que as LTN já renderam bem e o mercado já precificou a queda dos juros (toda ou quase toda). Eu zerei e apliquei em CDB 100% CDI com liquidez diária até ter uma opção melhor. Minha segunda opção era TD IPCA 2019.

    ResponderExcluir
  10. Grande IPV, realmente tiveram um crescimento absurdo nesses últimos meses, agora está minguando. Acredito que no longo prazo terei uma possibilidade de realiza-las novamente. Vou aguardar para ver. Como disse as minhas NTNB's acredito que vão ser liquidadas até antes das LTN, até por que o prazo é extenso 2035.

    Obrigado pela visita !!

    ResponderExcluir