quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Curtinha para o final de tarde !

Aproveitando O espaço de tempo entre a obra emergencial aqui em casa e o fim de tarde (férias), resolvi elaborar meu BP para alegrar um pouco a vida.

Como futuro administrador de empresas, fui bombardeado na faculdade de balancetes, razonetes, DRE, razão, balanços patrimoniais, CPC e todas as situações que uma empresa comum faz para se manter saudável.

Aí que está a questão, vejo isso diariamente na empresa onde trabalho, contudo não aplico em minha função. Utilizarei bastante essas demonstrações futuramente quando começar a comprar FIIs e ações, mas por enquanto é apenas estudo e adequar a vista a possíveis buracos e oportunidades.

Sempre tive muita curiosidade de descobrir qual era meu PL e mesmo sabendo que PL = A - PE , classificar as contas de cada lado do balanço pode ser tornar um saco.

Fiz algo bem simples, composto da equação citada acima, e separando os ativos e passivos, circulantes ou não, ficou da seguinte forma:

Ativo circulante: 

  1. Disponibilidades (Dinheiro no bolso, Conta corrente, Investimentos D+0);
  2. Contas a receber (Salário líquido).
  3. Recursos Estocados (Investimentos, previdência privada, CDB, TD, ações).
Ativo não circulante:

  1. Veículos, imóveis, jóias e obras de arte e FGTS.
Passivo Circulante:
  1. Cheque especial, Cartão de crédito, Prestações e empréstimos (montante atual), contas a pagar (mês), aluguel e impostos.
Passivo não circulante:
  1. Financiamento de imóveis e veículos. 

Não são todas as contas elencadas acima que tenho saldo. Fazendo uma breve análise, esse é meu saldo, ou "riqueza líquida":




De certa forma todos nós já temos um valor estimado em mente quando pensamos em patrimônio. Como estou começando é muito legal ver que de certa forma não estou partindo do zero. 
Tenho contas fixas e variáveis, empréstimos a pagar e liquidez para um possível problema que espero que nunca ocorra.



5 comentários:

  1. RI, não é interessante pagar os empréstimos e assim se livrar do passivo a longo prazo ?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pão Duro, por enquanto não vou amortizar. Tenho um plano de amortização para colocar em prática mais ou menos em 2017, ou se precisar de maior liquidez mensal. Fiz algumas simulações de vendas de ativos para cobrir o saldo devedor, mas não é nenhum um pouco interessante no cenário atual.

      Excluir
  2. Também pensei em fazer a mesma coisa.
    Depois que vi o trabalho que me daria resolvi deixar só a soma de meus patrimônios líquidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS, faça o download da planilha simplificada :

      https://drive.google.com/file/d/0B3uimgbwDvhnU3FjeW00VTNWMjg/view?usp=sharing

      Bem legal e simples.

      Abraço .

      Excluir
    2. Só de olhar o fgts me deu uma tristeza. O meu além de ser uma mixaria todos os fundos estão presos. Só comprando um populixo ou um barraco que liberam ele.

      Ainda acho complicado já que recebo e pago todas as minhas contas no mesmo banco. No final é só verificar o extrato. hahahaha

      De qualquer forma vlw pela dica.

      Excluir