terça-feira, 17 de abril de 2018

OLHANDO PARA O HORIZONTE – QUANDO VAI SER A MATURAÇÃO DA CARTEIRA?



        Não é segredo para ninguém que nós pequenos investidores e donos desses humildes blogs, somos figuras quase que olímpicas. Na verdade, esse conceito é do livro do "Faça fortuna com ações antes que seja tarde" do Décio Bazin (Parte II - Cinco Personagens, capítulo VI - Investidor Pessoa Física, figura olímpica.). Esse livro já foi comentado aqui na blogosfera e rotineiramente em Fóruns de finanças e outros.

        Nessa imensa maratona que nos levará à independência financeira, temos que vislumbrar alguns cenários em nossas mentes, só assim continuaremos animados. Cada centavo importa, cada provento de real recebido está a favor para compor o seu exército de liberdade. Não consigo me ver trabalhando no que faço daqui a uns anos. Estou com 30 anos, ao chegar aos 40,45..., vai ser difícil aturar o tipo de gente que infesta minha área profissional e principalmente o tipo de serviço que me tira todas as horas do dia dentro de um escritório olhando uma tela.

Ainda falta muito!

        Sempre vejo muita gente falando em maturação da carteira, mas tenho que advertir que a tão falada maturação só será atingida quando os objetivos forem bem definidos em nossas mentes (Meta à Execução).

“Saber quais são os seus objetivos é uma das partes mais importantes para uma carteira de sucesso. Isso porque o prazo de retorno esperado dos investimentos deverá coincidir com o prazo das suas metas. Não adianta fazer um investimento que o prazo de maturação é 10 anos (ações de bons fundamentos, por exemplo) sendo que você pretende comprar um carro dentro de 12 meses com esse recurso. As chances de você sair no prejuízo são grandes.

Muito esforço, muito trabalho e honestidade, aliado a frugalidade e principalmente muitas horas dedicadas ao estudo das finanças.
Dessa forma, plotei no Excel um gráfico dos nº dos aportes e seus rendimentos anualizado. O Exercício é bacana, pois uma figura fica muito mais marcada em nossas memórias do que números, vamos a ele:




Vale lembrar que isso não é uma ciência exata, e apesar de estarmos falando de números, muita coisa pode mudar. Mas o que importa acima de tudo é ver que por volta de 2024 (se o cenário assim ficar), meus rendimentos superarão os aportes. Antes disso já poderei gozar dos frutos (caso eu queira) de muito trabalho e poupança. Faça um cálculo de padeiro nos rendimentos de 2020 e verá que a expectativa é de quase 2K de renda passiva ao mês. Se levarmos isso para o ponto de interseção do gráfico, em 2024 já terei uma renda passiva de R$ 6.227,50.

Considerando que não pretendo parar de trabalhar enquanto Deus me der saúde e sabedoria, temos ainda um cenário promissor pela frente.

Enfim é isso, hoje recebo uma renda passiva mensal que chega ao salário líquido se for posto aos valores do mínimo nacional, mas muito em breve tenho certeza que estarei recebendo de renda passiva um salário de um gerente ou diretor de empresas médias, sem falar do meu salário mensal (renda primária).

E você ? Pense bem ! Não existe outra saída, ou poupa e aporta ou se entrega à Matrix.



22 comentários:

  1. Gostei da projeção, vou questionar os números só para entender melhor como vc montou o gráfico.

    Você falou em rendimento anual de 10,35k em 2018, portanto uma renda mensal de 860 joesleys, mas nas atualizações anteriores do seu blog o rendimento mensal está bem abaixo, então o que vc considerou "rendimento"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bicho Poupao, na verdade eu tive no primeiro tri os seguintes rendimentos:1670,32/400,81/1170,31.
      Uma média de mais de 1% ao mês.

      Considero rendimentos a variação do preço do ativo e os proventos recebidos.

      Se olha isolado verá que tem mês que recebo o dobro dos 800.... Mas para fins comparativos a média por 12 é bacana.

      Abs

      Excluir
    2. Valeu pelo esclarecimento. As vezes vejo usarem rendimento como sinônimo de provento, ora como sinônimo do crescimento total dos investimentos.

      Acompanharei o crescimento, abraços!

      Excluir
    3. Valeu BP, adiciona na lista de blogs amigos. Assim que chegar em casa faço isso também. Abs

      Excluir
  2. Rato, acho que eu não entendi direito esse seu gráfico. Seus aportes anuais vão crescer tanto assim a partir de 2019? Eles mais do que triplicam em 8 anos... Como você pode ter a segurança de um crescimento de renda nessa ritmo incrível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se tem. Apenas faço projeções com indexadores da economia. Dos três cenários que tenho em Excel, esse é o mais otimista. Nao é que os o aportes vão crescer muito de 2018 e 2019,é que esse ano do projeto inicial eu já vou tirar 30k. Então os aportes desse ano está sujando a análise. Mas cabe revisão, sem querer você me deu um insight.

      Excluir
    2. Ah, sim... agora entendi o seu cálculo. É uma perspectiva bastante otimista mesmo. Boa sorte!

      Excluir
    3. Assim que conseguir um computador, vou trocar os números e o gráfico. Porém, mesmo com a diminuição dos aportes, a curva de maturação continua a mesma. Entre 2023 e 2024.

      Importante reiterar que a soma de aporte de 2019 não está discrepante não. O que foi posto em 2019 é exatamente o valor projetado no fluxo de caixa para aquele ano. Claro, se todas as condições hoje se manterem. Esse ano tá cágado, pois além da viagem à Gramado-RS, terei uma cirurgia que irei fazer e a viagem de férias de final de ano (irá consumir 20K). Colocando isso na ponta do lápis, a grana escorreu pelas mãos. Mas sem arrependimentos, pois tudo anda dando muito certo em todos os aspectos. Tenho que agradecer.

      Excluir
  3. E aí Rato! Parabéns, baixei o livro que vc comentou para eu ler =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Amigo, bacana ter conseguido fazer o Download. O livro do Bazin sem dúvidas é bem esclarecedor e para quem gosta é uma viagem no tempo. Como eram feitos os negócios, toda visão de uma pessoa que respirou mercado por uma vida toda. Recomendo sem pestanejar. Comprei ele e outros em uma promoção da Amazon, já viraram meus livros de prateleira do escritório.

      Forte abraço!!

      Excluir
  4. Bom post! Os juros compostos estão ao lado dos guerreiros do longo prazo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Surfista, uma honra ter você aqui nessa humilde bagaça. Não tem outra explicação do que essa. Juros compostos. Pode acabar não ocorrendo no tempo que eu estimo, mas se colocar na balança, que para eu me aposentar com um salário de fome, ainda irei trabalhar mais uns 35 anos fácil, acho que mais 8, 10 anos eu encaro com alegria.

      Como disse no post, pretendo trabalhar a vida toda. Enquanto tiver força. Contudo planejo um trabalho altruísta ao invés desse de aparador de cenouras pro meu chefe.

      Abração e volte mais vezes.

      Excluir
  5. Se não for muita indiscrição que cirurgia irá fazer?

    ResponderExcluir
  6. Torço para que você faça além das suas projeções !!! ai a IF chega mais rápido rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Stifler, tive um excelente notícia hoje que vai ajudar a turbinar os aportes. Esse ano eu bato esses 100 mil. Abração !!

      Excluir
  7. Fala, Rato, blza?

    Quando iniciei meus investimentos eu fazia várias projeções destas que vc postou. Trabalhava com inúmeros cenários, aumentando os aportes em x% ao ano, mantendo por x anos, aumentando por y e depois mantendo por z, então reduzindo pra 0,5x...

    Eu estava ficando muito ansioso, querendo saltar no tempo para chegar naquele ponto em que o trabalho se tornaria um hobby...

    Há alguns meses eu deixei isso de mão, estou tentando aproveitar mais o processo, mas ainda guardo alguns gráficos para motivação. kkk

    https://drive.google.com/file/d/1kplRB6cllpYlng1AbktDYhUCDLPvLUSs/view?usp=sharing

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Concursado, estou quase chegando lá também. Já abandonei o regime de metas. Tento aportar o máximo sem fixar um valor.
      Investimento é para te deixar tranquilo e não tirar o sono.

      Bacana o arquivo.

      abs

      Excluir
  8. legal seu blog amigo estou acompanhando forte abraço!

    adiciona na grol!

    https://poderosoagiota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Poderoso ! Vou adicionar o seu blog a lista de amigos.

      Abraço !!

      Excluir