Marcadores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL DEZ/16 (+ 4,57 % ou + 2.736,50)


Em meio a mortos e feridos, conseguimos chegar a mais um encerramento de ano. E como a bolsa brasileira, a carteira do blog Corrida dos Ratos A fuga encerra o ano de 2016.

Esse ano ocorreram tantos acontecimentos e fatos históricos que se não tivéssemos um pé firme no planejamento e muita dedicação, iríamos entrar na ciranda do desespero como muita gente Brasil a fora.

RUMO A 2017 A TODO VAPOR !!


No quesito finanças pessoais, continuo como um trem incansável, inabalável, me importando cada vez menos com as oscilações de mercado/notícias e focado em fazer mais dinheiro, fruto de trabalho honesto e dedicado. Dica para 2017, a mesma de 2016, deixe a galera da ciranda girar, eles que paguem a conta em favor do Sr. Mercado.

Em matéria de acumulação, 2016 me propiciou excelentes aportes, fruto do desligamento, empreendedorismo, frugalidade e tirocínio. Dei umas mancadas ao comprar ativos com pouco valor e percebendo as mancadas me desfiz da mesma forma que eu entrei, sem chorar.

Termino o ano de 2016 em primeiro lugar mais velho, um pouco mais sábio do que comecei, com o stress em um nível muito inferior do que eu estava acostumado e com uma paz de espírito que não saberia descrever nesta humilde página. Sei que as coisas não estão fáceis, cada dia sabemos de mais sacanagens e mais desgraças, seja no campo econômico ou social. Dessa forma tenho que levantar as mãos pro céus e agradecer pela saúde que está cada dia melhor, pela família que está me dando suporte e segurança e pelas finanças que é objeto deste blog. Faz toda diferença ter uns trocados no bolso na hora de tomar decisões difíceis.

Em comparação a Dezembro de 2015 até está data, foram 536,58% de evolução patrimonial. Isso é espetacular. Não espero fazer todo ano algo parecido, até por que os números ainda são bons por que estou no começo da caminhada. Qualquer tiro de cinco mil é uma cacetada de porcentagem.

Na rentabilidade consegui auferir uma rentabilidade média em 12 meses de 1,4018%. Isso é muito bom, pois consigo planejar com números mais reais os cenários futuros. Para a meta de 2017, planejei os aportes baseado na minha linha de aportes na planilha de fluxo de caixa que já está pronta e uma rentabilidade média de 1% sobre o montante. Postarei em breve as metas de 2017.

Aproveito esse encerramento de ano para agradecer a cada um que visita o blog, os que comentam e não comentam, reitero que vocês têm sido muito importantes nessa caminhada. Seria muito bom se pudéssemos sentar a mesa, tomar um chopp, um refrigerante e debater horas sobre a vida, sobre besteiras e é claro dinheiro. Aqui é nosso Diners club.

Sem mais delongas, segue a última apuração do ano.

CARTEIRA ATUALIZADA



Alterações mínimas, gestão totalmente passiva. Vamos a elas:

Vencimento LCI do Banco Pine em 22/12, que teve duração de cerca de 177 dias. Rentabilidade total de 5,94% e resultado final de R$ 10.593,64. O capital inicial foi de R$ 10.000,00.
O resultado foi reinvestido em outra LCI de 6 meses, emitido pelo Banco Máxima.

Veja que eu poderia ter aplicado em ativos com rentabilidade bem superior, mas no momento estou focado em ganhar dinheiro para aplicar dinheiro, não está me sobrando muito tempo, então preferi a comodidade de apenas lançar a ordem em produto semelhante e continuar a luta.

A segunda alteração foi a venda FEXC11B a mercado. Esse ativo estava na minha quarentena a 3 meses. Então decidi liquidá-lo e o dinheiro que ali estava alocado foi distribuído entre os demais FII’s da carteira.

DIVISÃO DOS ATIVOS

RENDA FIXA


RENDA VARIÁVEL


RENDIMENTOS DOS FII’S



De acordo com o tripé dos investimentos, a minha carteira de investimentos está escalonada (%) da seguinte maneira:



Um pouquinho a quem do que eu havia estimado, mas as oportunidades apareceram, eu abri mão da liquidez e está dando certo.

META² 2016 (R$55.715,91)

Essa é a seção que eu mais gosto, deve matar os turn round do coração.


Muito planejamento eu uma pitada de sorte. Se não fosse por gastos altos e algumas cagadas que fiz, chegaríamos brincando a 70 mil. Mas deixa, tudo ao seu tempo e entendemos que temos que suprir necessidades básicas como pessoas e como eu sempre digo, viver em modo zumbi é doído de mais, poupar acaba virando uma frustração e de maneira nenhuma isso pode acontecer.

CONCLUSÃO

Espero trazer surpresas para este espaço em 2017, a princípio terei uma excelente novidade de início de ano que guardarei para o próximo post. Creio que janeiro e fevereiro não terão aportes e sim retiradas devido ao nosso presente de cumprimento de metas. Nossa viagem de carnaval vai sair do papel e poderemos curtir o que a vida tem de melhor. Depois detalharei mais o plano de 2017, bem como as novidades.

        Encerro o ano mais forte e firme que nunca, darei mais atenção ao blog em 2017 e tentarei agregar cada dia mais a nossa comunidade. Sendo assim só me resta desejar um...

Um forte abraço todos os meus amigos virtuais, muito sucesso em 2017 e até ano que vem!!


21 comentários:

  1. Rato,

    Que beleza.. bem a cima da meta ... muito boa a média .... que venha 2017!

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo, estava uns dias OFF aproveitando o inicio do ano.

      Me surpreendeu a rentabilidade e o montante alcançado.

      Agora estou planejando o primeiro semestre de 2017. Postarei em breve.

      Forte abraço !

      Excluir
  2. Parabéns! Neste próximo ano vai dobrar a meta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande GDF, estou com a expectativa baixa para 2017. Ainda não fechei um grande contrato e está complicado a vida de empreendedor. Mas vai dar certo !

      Se eu dobrar a meta esse ano de 2017, eu faço um post lembrando de você.

      Abraço !

      Excluir
  3. Sou novo na blogosfera, sempre acompanhei, mas somente agora criei o meu.

    Excelentes resultados, devagar e em frente sempre.
    Estou nessa mesma linha: "me importando cada vez menos com as oscilações de mercado/notícias e focado em fazer mais dinheiro, fruto de trabalho honesto e dedicado".

    Quanto à viagem de carnaval, espero que aproveite bastante. Hoje faz exatos 12 anos que eu não tiro um dia sequer de férias, em breve espero me dar uma recompensa também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Precoce, bem vindo ao meu espaço, lhe adicionarei aos favoritos.

      Vamos firme e forte rumo a IF. Forte abraço.

      Excluir
  4. Parabéns pela evolução e por superar sua meta companheiro rato.

    Rumo a 2017!

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado MC, estamos juntos rumo a IF e em 2017 é claro !

      Excluir
  5. Rato, parabéns pelo fechamento.

    Sucesso

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala João, que 2017 nos traga muitas alegrias ! !

      Excluir
  6. Grande Rato! Que em 2017 consigamos subir mais um degrau em nossa escalada rumo ao ápice.

    Forte abraço companheiro

    Feliz 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons ventos para nós meu caro Marujo.

      Forte abraço e muito sucesso !

      Excluir
  7. Isso ai rato, foco em trabalho e aporte. A remuneração nem sempre é com a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande CF, quanto tempo !

      O importante é a cadência, o resto nós compensamos com um pouco de talento.

      Excluir
  8. Rato, vamos todos nos encontrar no destino que é a IF.
    Muito bom o seu resultado de 2016.
    Se possível me coloquei na sua lista de blog tb estou nessa corrida!

    Abraços e ótimo 2017 pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza Matheus !

      Está adicionado, forte abraço !

      Excluir
  9. Fala Rato, estou devendo a visita faz tempo!
    Cara, parabéns pela guinada na vida e por ter alcançado a sua meta! Sensação incrível!

    Abc

    ResponderExcluir
  10. Opa!

    Estou passando aqui para informar que a Linha de Tempo da Finansfera já está no ar. Seu blog foi incluído. Se detectar algum erro de link me fale.

    Compartilhe esta ideia mas suas redes sociais para incentivarmos novos blogueiros.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir